Deus Pai é um espírito justíssimo e todo-poderoso. Ele criou todas as coisas através de sua palavra, o que demonstra o quanto Ele é inteligente e poderoso. Tudo o que Deus criou é muito bonito e para que permaneça assim na sua totalidade, Deus governa toda a sua criação e calculou tudo para que fosse o melhor para nós. Por isso temos “leis” que regem a natureza, como a lei da gravidade e da dependência interespécies. O Pai está presente em toda a sua criação: no mar, nas florestas, na terra, nos animais e em nós. Por isso, quando vemos alguma coisa na natureza nos lembramos de Deus, pois Ele está presente ali. Ele também está presente em nós, por isso devemos amar e respeitar aos nossos irmãos, pois somo criaturas de Deus. Não podemos ver o ar, mas ele existe, sabemos disso por causa do vento que faz o ar se agitar e podemos percebê-lo. Assim também é Deus, não podemos vê-lo, mas sabemos que Ele existe, pois o vento se agita e nos faz senti-lo em nós.
Deus Filho é o Salvador prometido por Deus Pai: Jesus Cristo. Ele é um só em Deus e com Deus. Ele veio à Terra para ser nosso Rei, nosso Premiador e nosso Salvador, para reatar a amizade entre os homens e Deus. Ele nasceu de mulher, Maria, mas quando nasceu já era Deus, mas também humano como nós. Em tudo ele era igual ao homem, menos no pecado. Para nos salvar, Ele se entregou completamente, até a última gota de seu sangue, para nos lavar. Morreu crucificado e foi sepultado, mas a morte não pôde detê-lo, pois Ele tem poder sobre tudo, assim, Ele ressuscitou ao terceiro dia, conforme já estava previsto nas escrituras e conforme tinha sido proclamado por Ele mesmo. Jesus é o único homem diante do qual todo homem deve se ajoelhar e adorar, porque Ele é Deus. Depois de ressuscitar, se elevou aos céus no seu corpo glorioso e está sentado à direita de Deus Pai, e no dia do Juízo, ele julgará os vivos e os mortos. Jesus também é o Verbo-Divino, Ele é a palavra de Deus pela qual toda a criação foi feita.
Deus Espírito Santo é o Espírito que surge do amor entre Deus Pai e Deus Filho. Ao Pai amar o Filho e o Filho amar ao Pai, surge uma força tão grande, uma onda de Amor tão infinita que surge uma outra pessoa da Trindade. Ele é a terceira pessoa da Santíssima Trindade e estava sempre junto a Jesus em sua jornada pela Terra. Depois que Jesus Ascendeu, Ele enviou sobre os apóstolos o Espírito Santo. Esse Espírito veio para fortificar a comunicação dos apóstolos com as outras pessoas e com o próprio Jesus, para isso, deu a eles fé, coragem e força e assim, os apóstolos transmitiam a Boa-Nova do Evangelho. Quando Jesus foi batizado, o Espírito Santo apareceu em forma de pomba, enquanto a voz de Deus Pai ecoava do céu. O Espírito Santo também é representado como fogo, pois como o fago queima tudo em que toca, o Espírito queima os corações dos homens, o fogo também representa a coragem e a força. Outro símbolo do Espírito Santo é o vento, pois Ele renova e purifica nossa vida, como o vento renova e purifica o ar; além disso, o Espírito Santo é o vento que faz-nos sentir, dentro do nosso coração, a existência e presença de Deus Pai. O Espírito Santo também é a força que nos liga a Deus através dos Sacramentos:
BATISMO: “Ide e pregai o Evangelho a todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28,19)
CONFIRMAÇÃO OU CRISMA: “Pedro e João impuseram as mãos sobre as pessoas, para que recebessem o Espírito Santo” (At 8,17)
PENITÊNCIA OU CONFIÇÃO: “recebei o Espírito Santo. Os pecados que perdoardes, serão perdoados” (Jo 20, 22-23)
EUCARISTIA: “Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue” (Mc 14, 22-24)
MATRIMÔNIO: “Não separe o homem o que Deus uniu” (Mc 10, 9)
SACERDÓCIO OU ORDEM: “Fazei isto para celebrar a minha memória” ( Lc 22, 19)
UNÇÃO DOS ENFERMOS: “chame o padre para ungir o doente com óleo em nome do Senhor” (Tg 5, 14)
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment