A palavra bíblia vem do grego e significa “livros”. A Bíblia Sagrada, logo, é um conjunto de livros escritos por homens e inspirados pelo Espírito Santo que contém os ensinamentos dados por Deus aos homens. A Bíblia possui 73 livros, sendo estes divididos em Antigo e Novo Testamento.
O Antigo Testamento, também conhecido como Antiga Aliança, contém 46 desses livros e conta a história da formação do homem e do Povo Escolhido por Deus para dar origem ao Messias. Esta parte é subdividida em outras quatro sendo: Pentateuco, Livros Históricos, Livros Sapienciais e Livros Proféticos, nessa ordem. No Pentateuco estão contidos os primeiros cinco livros contando a origem do Povo. Os Livros Históricos contam a história de Israel e do judaísmo, a partir da conquista da Terra Prometida. Os Livros Sapienciais demonstram a sabedoria e a espiritualidade de Israel, através da meditação e da experiência de vida. Os Livros Proféticos, como o nome já diz, contam a história dos profetas, suas façanhas e suas atitudes de preservação das tradições autênticas do povo.
Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio.
Históricos: Josué, Juízes, Rute, Samuel, Reis, Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, Macabeus.
Sapienciais: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes (Coélet), Cântico, Sabedoria, Eclesiástico (Sirácida). Destes merece atenção especial os Salmos, em número de 150 e cuja palavra significa oração cantada e acompanhada por instrumentos.
Proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
O Novo Testamento, também conhecido como Nova Aliança, possui 27 livros e começa com a chegada de Cristo Salvador e vai até o relato do fim dos dias. Os livros dessa parte começam pelos Evangelhos dos 4 evangelistas aceitos pela Igreja, depois passa pelos Atos dos Apóstolos, partindo para as cartas dos mesmos e finalizando com o Apocalipse.
Evangelhos: sendo nessa ordem: Mateus, Marcos, Lucas e João, cada um recebendo o nome do evangelista que o escreveu.
Atos dos Apóstolos: foi escrito pelo mesmo evangelista do terceiro Evangelho, sendo Lucas identificado pela Tradição da Igreja, como o médico que acompanhava Paulo. Revela o nascimento da Igreja apostólica.
As cartas foram escritas pelos seguintes seguidores de Cristo:
São Paulo: Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito, Filemon e Hebreus, sendo esta última comumente atribuída a Paulo, mas de autoria desconhecida, pois os padrões de escrita não são compatíveis com os verificados nas outras cartas que certamente são do apóstolo.
Carta de São Tiago: Somente uma e dirigida às doze tribos espalhadas pelo mundo.
São Pedro: I e II cartas de São Pedro. Dirigidas aos que vivem dispersos como estrangeiros por todas as regiões da Ásia Menor.
São João: I, II e III cartas de São João. A primeira é dirigida aos povos cristãos da Ásia Menor; a segunda a uma “Senhora eleita”, sendo esta a personificação de uma comunidade escolhida; a terceira é uma carta de encorajamento a um certo “Ancião”, nome dado a um responsável por um grupo de comunidades.
São Judas: Somente uma carta e de advertência alguns grupos que pretendiam possuir uma forma particular de conhecimento.
Como último livro temos
Apocalipse: Este livro, também conhecido por Revelação, procura revelar o mistério do que está acontecendo e do que vai acontecer durante os últimos dias, tempo de espera para a volta de Cristo Glorioso e o Julgamento Final.
Para a leitura da Bíblia foi adotado um padrão de citações que se realizam do seguinte modo:
- A vírgula separa o capítulo do versículo.
EX: Gn 3,1 (livro do Gênesis, cap. 3, vers. 1)
- O ponto e vírgula separa capítulos e livros.
EX: Gn 5,1-7; 6,8; Ex 2,3 (livro do Gênesis, cap.5, vers. de 1 a 7; cap. 6, vers. 8; livro do Êxodo, cap. 2, vers. 3)
- O ponto separa versículo de versículo quando não seguidos.
EX: 2Mc 3, 2.5.7-9 (2º livro dos Macabeus, cap. 3, vers. 2,5 e de 7 a 9)
- O hífen indica seqüência de capítulos ou versículos.
EX: Jo 3-5; Jó 1, 2-4; Mt 1, 5-12, 9 (Evangelho segundo São João, capítulos de 3 a 5; livro de Jó cap.1, vers. de 2 a 4; Evangelho segundo São Mateus, do cap. 1, vers. 5 ao cap. 12, vers. 9).
- Um “s” significa para ler também o versículo seguinte.
EX: Lc 1, 3s (Evangelho segundo São Lucas, cap. 1, vers. 3 e 4)
- Dois “s” (ss) significa para ler até o fim daquele capítulo.
EX: Js 6, 20ss [livro de Josué, cap. 6, vers. do 20 ao 27 (último do capítulo 6 desse livro)]
As siglas que são usadas nas citações em lugar dos nomes dos livros podem ser encontradas no princípio de cada Bíblia, antecedidas pelo nome do livro correspondente.
Referência: Bíblia Sagrada, edição Pastoral, 4ª impressão, editora Paulus.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment